Escolha uma Página

5 Dicas para Gravar Bateria em casa com Qualidade

Gravar bateria em casa com qualidade não é facil. Porém nesse post vamos lhe dar a melhores dicas para você arrasar.

Para se gravar bateria com qualidade são necessários uma série de equipamentos. Veja as 5 dicas que preparamos para você!

Montar um estúdio caseiro para gravar bateria e outros instrumentos não é uma coisa simples de se fazer. Mas com alguns equipamentos de qualidade e força de vontade é possível realizar essa operação.

Porém, o ideal é investir em bons equipamentos e acessórios que possam permitir a gravação com qualidade. Isso evitará uma gravação amadora que não seria muito agradável.

Descubra o Método que Já Ajudou 1437 Bateristas a Editar Bateria Acústica 5x Mais Rápido!

Os desafios da gravação de bateria em Home Studio (Casa)

Para gravar bateria e outros tipos de instrumentos em um Home Studio é necessário possuir alguns equipamentos adequados. O Home Studio pode ser aquela sala, quarto ou escritório onde você compõe e toca suas músicas.

Nesse local você poderá gravar suas músicas, desde que tenha a estrutura necessária para isso. É considerada um tipo de gravação mais amadora, porém algumas pessoas habilidosas conseguem realizar essa tarefa com maestria e qualidade.

E sabemos que gravar bateria já não é uma tarefa simples em um estúdio, quanto mais em uma casa. Pois são diversos acessórios, pratos, bumbos, caixas, entre muito outros que compõe a bateria.

O espaço terá que ser amplo para caber toda a bateria e seus acessórios e deverá ter isolamento nas paredes. O computador que fará a gravação deverá ser muito bom e precisa ter ótima configuração.

Não podemos esquecer dos microfones que gravarão a bateria, eles são mais caros e específicos. Como podemos ver não é fácil criar um estúdio de gravação caseiro, isso requer um bom dinheiro dependendo do caso.

Para que essa tarefa seja menos complicada veja essas 5 dicas para gravar bateria em casa:

  • Escolha um local amplo para colocar a bateria
  • Usar no mínimo 8 microfones e simular ambientação
  • Ter várias peles para a bateria em cada uma das músicas
  • Ter um computador com configuração excelente
  • Sala com Isolamento e acústica

Nos próximos tópicos explicaremos detalhadamente cada uma dessas dicas para gravar bateria em um ambiente caseiro.

#1 Use um local amplo para gravar bateria

Para gravar bateria o primeiro requisito é justamente possuir uma sala ampla onde a bateria possa ser gravada. Essa é uma dica fundamental, pois o ambiente é muito importante nesse processo.

Não basta apenas escolher um quarto, sala ou escritório inadequados para o serviço, pois o resultado seria muito ruim. Lembrando que o local e seu isolamento também interfere no som e isso não pode ser deixado de lado.

Como a bateria é um instrumento muito grande é necessário um local da casa que comporte todos os seus acessórios. E que permita com que a gravação possa ser feita da melhor forma possível.

Outra informação importante é que esse local deve possuir o isolamento e acústica ideais para a gravação. Isso explicaremos melhor nos próximos tópicos, mas é importante já estarmos atentos a isso.

#2 Utilize no mínimo 8 microfones para gravar bateria

A bateria possui diversas peças e cada uma delas precisa ser gravada com um microfone específico. Quando é preciso realizar essa microfonação de forma simultânea são necessários vários microfones.

No mínimo teríamos que ter microfones para os seguintes itens:

  • Bumbo – 1
  • Caixa – 1 ou 2 (caso capte a esteira também)
  • Tom – 1 para cada um deles
  • Over heads (Pratos e bateria total) – 2
  • Captar a sala – 1 ou 2

Só que pelo fato de que a gravação é em Home Studio essa captação de ambientação não seria possível. E então seria necessário obter um simulador de ambientação para realizar essa tarefa.

Além disso, é preciso comprar uma interface que contenha 8 entradas pré amplificadas para os microfones. E cada peça seria gravada separadamente na DAW.

Somente após isso seria possível mixar e timbrar cada peça de forma individual. Para esses registros os microfones devem ser específicos, ou seja, próprios para a função.

Um Kit de microfones que permita tal tarefa é o mais recomendado para essa operação. Então para quem não queria gastar muito, isso poderá ser um problema.

Já que quem pretende gravar em um Home Studio deseja realizar a gravação com mais rapidez isso pode ser complicado. Mas, se a pessoa puder ter essa estrutura tudo poderá sair conforme o esperado.

Descubra o Método que Já Ajudou 1437 Bateristas a Editar Bateria Acústica 5x Mais Rápido!

#3 Utilize peles novas para Gravar Bateria

Ao gravar bateria temos de ter a ciência de que o instrumento se desgasta após um tempo. E consequentemente as peles vão desgastando e estragando e assim é necessário adquirir mais peles para efetuar suas trocas.

Para que o CD fique com o mesmo som e timbre a bateria deverá estar igual em todas as músicas. E para isso é importante efetuar a troca das peles nas peças da guitarra após tocar cada música.

Seria um baita trabalho fazer isso, mas realmente é necessário para evitar uma gravação amadora. A sonoridade é a parte mais importante de uma gravação e por esse motivo não poderá haver descuido.

gravar bateria - bom computador

#4 Computador com boa configuração

Para efetuar a gravação será necessário um computador que possua uma configuração ideal. A gravação e a produção será feito em tempo real, então será necessário bastante espaço em HD, memórias, entre outros.

E não podemos esquecer do Software de gravação que pode ser:

  • Additive Drums (XLN)
  • EZDrummer 2 (Toontrack)

Ambos são muito bons na qualidade dos timbres e contém diversas funções para a criação, edição e mixagem. As peças podem ser separadas nas pistas e posteriormente serão convertidas em áudio.

Caso fosse utilizada uma bateria eletrônica, seria necessário apenas conectá-la ao software e realizar a gravação. Isso pouparia um bom trabalho que teríamos com a bateria acústica, mas depende do que o músico deseja.

# 5 Sala com Tratamento e Isolamente Acústico

gravar bateria - tratamento acústico

Essa é uma das coisas mais óbvias ao gravar bateria ou qualquer outro instrumento. Eles farão barulho alto e será necessário realizar um isolamento do som no local da gravação em Home Studio.

As paredes deverão evitar que o som se expanda para fora da casa, evitando problemas com os vizinhos. Pois o som da bateria é bem forte e pode não ser agradável para quem não admira muito o instrumento.

Além disso, a acústica e a ambientação dependem do local onde se está sendo realizada a gravação. E um dos principais requisitos é ter um lugar adequado para chamar de Home Studio.

Conclusão sobre a gravação de bateria em Home Studio

Para quem deseja realizar a gravação em um Home Studio o ideal é ler as dicas e verificar suas condições. Caso não consiga realizar todo esse processo trabalhoso, uma outra opção seria gravar em um estúdio convencional.

Descubra o Método que Já Ajudou 1437 Bateristas a Editar Bateria Acústica 5x Mais Rápido!

Pack de Plugins Free 2023

Baixe a seleção dos melhores Plugins VST Free atualizados. São 28 plugins que inclui: Compressor, equalizador, reberb, delay e muito mais…

Primeiros Passos no REAPER

Aprenda a baixar, instalar, configurar, gravar, editar e exportar áudio no REAPER em apenas 20 minutos

Mixagem de Voz com Playback

Aprenda mixar voz com Playback no REAPER com alta qualidade nesta aula completa

Seção Gratuita

Acesse nossa seção gratuita do Portal da Produção, onde disponibilizamos uma ampla variedade de aulas e materiais de apoio para download

Entre em contato conosco