fbpx
Escolha uma Página

Plugins Waves: Veja quais são os 10 mais usados no mundo

Você já conhece os plugins Waves? Leia esse post e saiba quais são os 10 plugins Waves mais usados no mundo. Você vai se surpreender.

Quando se fala em plugins, imaginamos um mundo de possibilidades gratuitas e pagas que podem nos deixar até confusos na hora de escolher. O fato é que existem empresas que são especializadas no desenvolvimento de plugins e uma delas é a Waves. Por isso, nesse post, falaremos sobre os 10 plugins Waves mais usados no mundo.

Para que esse post faça mais sentido, é importante que você entenda tudo sobre plugins VST. Por isso, criamos um guia completo a fim de que você entenda tudo sobre essa ferramenta tão importante para o Produtor Musical. Não deixe de ler.

Agora que você já entende tudo sobre os Plugins VST, vamos aos 10 plugins Waves mais usados no mundo. Isso mesmo, essa empresa está entre as mais indicadas do mundo inteiro. Vamos entender um pouco mais sobre essa gigante do áudio.

Waves – A pioneira no mundo dos plugins

Waves audio

A Waves está entre as empresas de desenvolvimento de plugins mais antigas do mundo. Aliás, ela praticamente nasceu com os plugins. A empresa surgiu no mercado em 1992, revolucionando o mundo do áudio com o primeiro plugin de áudio do planeta, o Q10 Paragraphic.

Seus fundadores, Gilad Keren e Meir Shaashua, engenheiros de áudio israelenses, não imaginavam que estavam dando início a um mundo de possibilidades de processamento de áudio digital. Mas eles, certamente, estavam.

Sua descoberta trouxe a possibilidade, décadas depois, de gravar e mixar músicas em casa, sem a necessidade de um estúdio profissional e uma infinidade de equipamentos caros. Ou seja, o que temos hoje no nosso Home Studio só foi possível graças à ousadia desses dois engenheiros apaixonados por música.

Com o tempo, a Waves desenvolveu e aperfeiçoou muitos outros plugins, atuando em diversas outras áreas do processamento de áudio digital. Dessa forma, a empresa até hoje é considerada a líder mundial, em ferramentas de processamento de áudio digital.

É possível realizar a mixagem e a masterização completas de qualquer música usando apenas plugins Waves. A seguir, vamos mostrar os 10 plugins Waves queridinhos dos engenheiros de áudio do mundo inteiro.

1. Q10 Equalizer – O plugin que é a obra prima da Waves

Plugin Waves Q10 Equalizer

A primeira criação da Waves, o Q10 Equalizer é um equalizador paragráfico de 10 bandas extremamente versátil e útil. Não é à toa que, mais de 20 anos depois de sua criação, esse plugin ainda está entre os plugins Waves mais usados no mundo.

Esse plugin permite ao produtor equalizar com precisão as faixas de frequência desejadas, tanto por meio dos knobs quanto pelo gráfico digital. Cada banda tem controles individuais de frequência, ganho, intensidade e formato de onda.

Além disso, o Q10 Equalizer oferece controles de volume de entrada e saída. Assim, o usuário pode compensar as perdas de ganho causadas durante o processo de mixagem. Esse plugin iniciou a história da Waves e inicia muito bem a nossa lista.

2. H-EQ Hybrid Equalizer – Um poderoso e multifuncional equalizador híbrido

H-EQ Hybrid Equalizer

Mais uma maravilha criada pela Waves, o H-EQ Hybrid Equalizer é um equalizador híbrido com mais funções do que se pode esperar de um equalizador. Esse plugin, inspirado em excelentes consoles britânicos, traz sete tipos diferentes de filtros por banda de equalização.

Além disso, esse plugin oferece função Mid/Side para equalização em estéreo e a função solo por banda, ou seja, ele funciona com um crossover. Assim, você poderá ouvir cada banda de equalização separadamente e trabalhar nela de forma individual.

Outra vantagem desse plugin Waves, é o analisador de espectro em tempo real que funciona no gráfico de equalização. Com ele, você poderá avaliar o impacto da equalização no áudio, sem precisar de outro plugin para isso. Sendo assim, o processo de mixagem fica ainda mais rápido e fácil.

3. SSL G-Master Buss Compressor – O compressor queridinho dos engenheiros de áudio

Plugin compressor SSL Waves

Quando se fala em plugin de compressor, o SSL G-Master Buss Compressor está entre os primeiros nomes. Embora seja mais usado na Masterização, esse compressor é excelente no processo de Mixagem.

Com uma interface simples, como a do Console SSL real, esse plugin traz à mão a eficiência de um compressor sólido. Por isso, ele está entre os mais usados do mundo. Afinal, uma infinidade de funções nem sempre é o mais necessário.

É preciso ter plugins simples e precisos para equilibrar as coisas. Nesse caso, a Waves acertou em cheio com esse plugin, que oferece os controles essenciais de compressão e um meter VU clássico.

Um excelente plugin que merece estar na lista dos mais usados no mundo, produzidos pela Waves. Sem dúvida, vale muito a pena ter esse plugin no seu rack de Mixagem e Masterização.

4. DeEsser – Pare de sofrer com a sibilância no áudio

Waves DeEsser

Uma das coisa mais chatas numa faixa de áudio é aquele som de “ess” ou “shh” exagerado, muito comum em vocais e alguns pratos de bateria. Certamente, todos os produtores do mundo sofrem com isso, já que é um som natural.

Para resolver esse problema, a Waves criou o DeEsser, um plugin que reduz esse som exagerado, chamado de sibilância. Esse pequeno tesouro é muito usado no mundo inteiro, sobretudo, na mixagem de vocais.

No entanto, o DeEsser atua muito bem em linhas de guitarra e pratos de bateria, que também podem produzir sibilância nas frequências mais agudas. Isso o torna uma ferramenta indispensável para qualquer produtor de áudio.

O DeEsser é muito fácil de utilizar, pois funciona como um gate. Basta aumentar o treshold e perceber a diferença no som. Com a função Side/Chain, é possível ouvir apenas as frequências que tem sibilância e atuar diretamente nelas. É garantia de um áudio limpo.

5. CLA-2A Compressor/Limiter – Plugin simples, clássico e eficiente

Compressor CLA-2A

Não estamos falando apenas de mais um compressor pra essa lista. Embora seja inspirado num clássico compressor valvulado, o CLA-2A funciona muito bem como um limiter na hora da mixagem. Por isso, ele está entre os plugins Waves mais usados no mundo.

O CLA-2A é inspirado no clássico compressor valvulado LA2A, da Teletronix. Um equipamento que fez história no áudio analógico sendo trazido para o mundo do processamento digital de áudio pela Waves.

Esse plugin, funciona de forma muito simples, basta aumentar o Peak Reduction e compensar a perda no controle de ganho. A chave seletora define se o plugin vai funcionar como compressor ou limiter.

Pronto, de forma simples você controla os picos do áudio, seja na mixagem ou na masterização. Tanta facilidade coloca esse plugin em um lugar garantido entre os mais usados e queridos no mundo inteiro.

6. Vocal Rider – Ajuste a dinâmica dos vocais com alguns cliques

Plugin Vocal Rider

Outro plugin da Waves que é sucesso no mundo é o Vocal Rider. Ele é simplesmente um coringa quando se trata de vocais. Afinal, quem nunca teve problemas com a voz ficando mais baixa que o desejado em alguns trechos da música e em outros não?

Agora você pode estar pensando: Ok, mas isso pode ser ajustado na compressão. De fato, isso é possível. No entanto, sabemos que uma compressão muito acentuada faz com que o áudio perca muito a dinâmica e soe de forma fraca e insatisfatória.

Pensando nisso, a Waves criou esse excelente plugin, que ajusta a dinâmica das faixas de áudio em tempo real. Assim, você não precisa sair cortando a onda e ajustando os volumes para cada trecho.

O Vocal Rider é capaz de reconhecer a dinâmica da música por estilos pré programados, mas também pode ser ajustado manualmente. Dessa forma, seus vocais irão seguir a o curso certo, sem precisar de muita compressão e trabalho manual.

Por isso, esse plugin é tão usado por produtores e engenheiros de áudio no mundo inteiro. Afinal, é ou não é uma maravilha?

7. Kramer Tape – O plugin de saturação perfeito para qualquer som

Kramer Master Tape

Quem não gosta daquele som com calor de analógico? Aquela sonoridade que faz nossos ouvidos terem a sensação de pureza, originalidade, ou seja, um som de verdade. Pois é, nem todo mundo acredita, mas é possível criar essa sensação com plugins digitais.

Um deles, que faz mais sucesso, não apenas os plugins da Waves, mas de forma geral, é o Kramer Master Tape. Um plugin projetado para Masterização, mas que funciona perfeita mente na mixagem.

O Kramer Tape é um saturador que emula os antigos gravadores de rolo, aqueles gigantes usados para Masterização nos anos de ouro da gravação musical. A saturação emulada por esse plugin traz aquela sensação de som quente, valvulado, enfim, analógico.

Além da masterização, esse plugin é bastante usado na mixagem de baterias e de vocais, buscando um som mais Vintage. O resultado fica muito bom aos ouvidos. Por isso, esse plugin está entre os mais usados no mundo.

8. H-Reverb Hybrid – Um plugin de reverb simplesmente completo

Não podia faltar um bom Reverb na nossa lista, não é? E, certamente o H-Reverb Hybrid é o mais usado entre os Plugins Waves no mundo. Estamos falando de um Reverb digital com uma infinidade de configurações e definições.

Com apenas esse plugin, você pode chegar a qualquer ambientação que desejar. Ele traz uma grande variedade de pré definições, como Room, Plate, Hall, Spring etc. Além disso, você pode configurar manualmente pelos kobs de controles disponíveis.

É possível ajustar separadamente o Decay, por meio de controles de time, ganho e densidade. Também é possível inserir eco na entrada e na saída, criando um efeito Sorround, e utilizar várias dinâmicas diferentes.

Mas, se preferir, você pode apenas arrastar a onda no gráfico de monitoração e deixar que seu ouvido diga qual o reverb que quer escutar. Ótimo não? Impossível esse plugin ficar de fora dessa lista.

9. H-Delay Hybrid – Muitas possibilidades de Delay em um só plugin

H-Delay Waves

A primeira característica que faz esse plugin ser tão popular é bem simples, é possível sincronizá-lo com o metrônomo. Você pode estar pensando “muitos plugins fazem isso”. Bom, é verdade, mas no caso do H-Delay Hybrid, isso é totalmente ajustável.

Na prática, é como se você pudesse mudar o compasso dentro do plugin de Delay de forma exata. Com cálculos exatos de sincronização, você pode ajustar o efeito ao BPM do metrônomo. Dessa forma, as repetições sempre vão soar no tempo certo.

Esse plugin traz efeitos da velha guarda, como phasing, flanging, echo (inclusive o famoso ping-pong delay) e muitos outros. Tudo isso em uma interface super intuitiva e fácil de se trabalhar.

Esse plugin foi projetado inicialmente para funcionar em baterias e música eletrônica. No entanto, ele está entre os plugins Waves mais usados no mundo em muitas outras aplicações, até mesmo em vocais. Afinal, a inspiração é que manda.

10. Chris Lord-Alge – Mais que um plugin, um pacote completo

CLA plugins

Pra finalizar bem essa lista de 10 plugins Waves mais usados no mundo, trazemos não um plugin, mas um pacote. São seis plugins muito fáceis de usar para mixar, vocais, guitarras, baixo, bateria, instrumentos acústicos e uma master.

Esse pacote foi criado pelo Engenheiro de Áudio Chris Lord-Alge, que dá nome ao pack. Chris foi o engenheiro responsável por trabalhos de grandes bandas, como Bon Jovi, Green Day, U2 entre outros grandes nomes do Rock.

Esse pack de plugins foi criado para facilitar o trabalho de Chris, já que cada plugin tem as características básicas do instrumento a que se aplica. Ou seja, ele já traz as emulações de amplificadores, os compressores mais adequados e muito mais.

Cada plugin CLA também oferece reverbs e delays pré definidos para cada instrumento. Não tem como errar ma mix com esse pack. Por isso, o CLA encerra com chave de ouro nossa lista de plugins Waves mais usados no mundo.

Considerações Finais

Enfim, temos acima uma lista com excelentes plugins Waves, os mais usados no mundo. Ela traz uma pequena amostra de tudo o que a Waves oferece para quem optar por seus plugins.

De fato, é um investimento um pouco alto para alguns. Mas, certamente, a qualidade do produto vale o investimento. Afinal, não é à toa que a Waves é a líder mundial e pioneira quando o assunto é Plugins VST.

Vale muito a pena dar uma olhada no site da empresa e conferir os outros plugins e pacotes oferecidos. Você vai ficar maravilhado com tantos recursos disponíveis.

Também é válido, dar uma pesquisada no Portal da Produção e nos cursos oferecidos pelo Márcio Mourão. Afinal, tantos recursos precisam de conhecimento para serem bem usados.

No Portal da Produção, você aprenderá todo o processo de produção, gravação, mixagem e masterização com alguém que tem mais de 10 anos de experiência na área. São 18 cursos completos para você alcançar ótimos resultados, com um valor totalmente acessível. Entre eles, um curso de masterização apenas com plugins da Waves.

Também estão disponíveis muitos conteúdos gratuitos para que você já tenha uma ideia do que vai aprender com os cursos do portal. Não perca essa oportunidade de progredir significativamente como produtor.

Quer aprender mais?

Acesse a Sessão Gratuita do Portal com conteúdos exclusivos totalmente grátis por tempo limitado…

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *